quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dicas para as Receitas

O Churrasco

Nos confins dos pampas. onde a vida levava os homens às mais sublimes aventuras, na busca de cuidados com a criação, se originou um dos hábitos nacionais mais apreciados pelos brasileiros e agora pelo mundo.

É verdade, hoje, o churrasco rompeu totalmente a fronteira procurando seu apreço nos mais distantes continentes do nosso mundo.

Era muito difícil, há alguns anos, atravessar a invernada montado em cavalos enfrentando chuvas, neblinas, ventos e temperaturas cortantes que passavam muitos graus abaixo de zero.

Essa era a vida do peão dos pampas, sempre à procura das melhores pastagens para seu rebanho como a topografia era plana e os ventos muito fortes, inventaram, à princípio, o fogo de chão. que aquecia os boiadeiros durante a noite, iluminava os acampamentos e assava as carnes que eram colocadas em espetos de madeira e fincados ao lado do fogo, no sentido contrário dos ventos para que estes ajudassem a levar as brasas e o calor em direção ao que chamavam de matambre (mata fome).

Depois disso, anos e anos se passaram, e aos poucos. o churrasco foi ganhando notoriedade e respeito das pessoas que difundiam ainda mais os costumes sulinos. Sabe-se que grande parte desta disseminação ocorreu em função dos caminhoneiros sulistas que, durante suas viagens, paravam por restaurantes que servissem a tão procurada carne dos pampas.

Foi assim a descoberta e o início dos rodízios que cortam o Brasil dando prazer e satisfação ao apreciador de um bom churrasco.

Espetos, Grelhas ou Bifeiras

Pratos grelhados, geralmente se referem as receitas com cortes menores, que levam menos tempo para chegar ao ponto ideal de cozimentos, e que permitem uma variação maior do uso de temperos. São assados rapidamente sobre calor direto na própria grelha.

Assar a carne sobre a bifeira, uma chapa grossa geralmente de ferro ou aço esmaltado e bem quente também é uma forma de grelhar em que o processo de cozimento é rápido.

Nas nossas grelhas são preparadas as receitas preferidas dos argentinos e uruguaios. Eles popularizam os “parriladas”, que são grandes quantidades de carnes em cortes pequenos que fazem parte da tradição do bom churrasco argentino.

O espeto de outro lado o tradicional churrasco, um processo lento de cozimento, geralmente usado nas receitas de pedaços maiores e mais carregado de gordura, ou mesmo animais inteiros. que saem do fogo com um sabor e aroma de peças defumadas, crocantes e bem passados, embora macios e suculentos por dentro. 

Dicas Básicas

1 - Os grelhados e assados finos de espessura devem ser feitos em temperaturas altas. Colocam-se as fatias, espera-se o brotar do sangue na superfície e vira-se do lado oposto esperando por um novo brotar que indicará que a carne está pronta.

2 - Para testar a temperatura da churrasqueira você pode colocar sua mão aberta alguns cms acima do carvão, tomando-se muito cuidado para não se queimar. Se conseguir mantê-la ali durante 5 segundos a temperatura está baixa, durante 3-4 segundos, média, e 2 segundos está quente.

3 - As receitas, embora apresentem os tempos de cozimento, não devem ser considerados como um guia perfeito. Muitas variações ocorrem de acordo com a espessura da carne, do alimento, com o tipo e o calor produzido pelo carvão e outros fatores.

4 - Carnes grelhadas "ao ponto" ou "mal passadas" devem ser viradas apenas uma vez na grelha. Só as "bem passadas" permitem mais de uma virada.

5 - Não esqueça! Sempre aqueça bem a grelha, bifeira ou churrasqueira antes. Espere todo carvão virar brasas. Nunca coloque a carne quando houver labaredas.

6 - Quando estiver usando grelha, use uma espátula para auxiliar e nunca um garfo ou espeto; carne não se fura.


Artigos Esmaltados

Estes produtos resistem ao ataque dos ácidos contidos nos alimentos, bem como dos princípios ativos dos limpadores e detergentes.

Por ser um recobrimento vitrificado a mais de 820º C. apresenta grande resistência ao uso de utensílios metálicos e esponjas de limpeza e ou abrasivos. Não enferruja. Por isso apresenta uma superfície estéril, livre de germes, não transmitindo sabor ou odor na coação dos alimentos.

Sua superfície não é porosa favorecendo a mínima adesão dos alimentos, tornando mais fácil a limpeza.

Resiste ao ataque direto das chamas não inflamando ou queimando-se e suporta resfriamentos bruscos.

É um produto de alta durabilidade, mantendo suas cores originais e alto brilho. mesmo com ouso diário.


Modo de Usar

Grelha - Bífeira: Quando usar os artigos pela 1.º vez deixe os mesmos aquecer por 10 min em fogo alto. Após feito isso passe um papel toalha ou pano umedecido. Não requer cuidados com altas temperaturas.

Paellas - Não há necessidade de aquecer previamente.



Modo de Limpeza

Como as Grelhas e Bifeiras Nôno Ferrero são em aço esmaltado, facilitam na limpeza e higiene, garantindo assim maior durabilidade contra ferrugem.

Podendo usar esponja de aço e produtos abrasivos ou escova apropriada com cerdas de latão.